No cinema, interpretou papéis diversificados. Foi o capitão Barbossa dos “Piratas das Caraíbas” e o terapeuta da fala no “Discurso do Rei”. Geoffrey Rush, de 65 anos, diz que colocar-se na pele de Albert Einstein na série Genius é “aquilo a que os actores chamam um grande papel. Para um actor sexagenário, já não chegam propostas destas todos os dias.”
Fotografia Maarten de Boer/Getty Images
De que forma Einstein diferia de nós?
Na preparação para o papel, encontrei a expressão incisiva do filósofo Arthur Schopenhauer: “O talento atinge um alvo que mais ninguém consegue atingir.
O génio atinge um alvo que mais ninguém consegue ver.” Isto é a descrição da mente de Einstein: ele derrubou centenas de anos de ortodoxia científica sobre a gravidade, a luz, o espaço e o tempo. Além disso, demonstrou resistência. Aos 70 anos, continuava a trabalhar na teoria do campo unificado e, no leito de morte, tentava ainda encontrar aquilo a que actualmente chamaríamos a teoria de tudo.
O que temos em comum com ele?
Quando Einstein morreu, o seu cérebro foi dissecado. Descobriu-se que tinha um peso normal: 1,23kg. Penso que esperavam encontrar um amplo córtex central ou algo assim. Ele teria um QI muito elevado: 160, aproximadamente o mesmo que o Stephen Hawking. Mas tinha muitas fraquezas humanas. Tinha ego, dúvidas, tristeza. Sofreu a morte de muitos entes queridos durante a sua vida, enormes problemas conjugais, distanciamento dos filhos. Era vulnerável a todas as contradições que cada ser humano pode corporizar.
Consegue imaginar-se a conversar com Einstein?
Nas fantasias de jantar com personagens históricas, escolheria Einstein, Platão, Shakespeare, Charlie Chaplin e a rainha Isabel I. Espero que ele aceitasse, pois estava obcecado com a necessidade de se isolar para poder pensar. Ele também era gregário e fazia brincadeiras absurdas e piadas como o Groucho Marx. Como também tenho ascendência alemã e gosto de schnitzel, strudel e do chucrute da minha avó, talvez sugerisse essas iguarias. Penso que ele se juntaria com entusiasmo.
Genius, uma série com dez episódios, estreia no dia 27 de Abril, às 23 horas.