De que modo a mesma história é conhecida nos Estados Unidos como “A Bela e o Monstro” e na China como “A Fada Serpente”?
Ao recolherem contos tradicionais germânicos, os irmãos Wilhelm e Jacob Grimm perceberam que as narrativas eram muito semelhantes a histórias contadas em partes distantes do mundo. Os irmãos Grimm interrogaram-se se as semelhanças de enredo indicariam uma origem comum com milhares de anos.
Os contos tradicionais são transmitidos oralmente, obscurecendo a sua antiguidade e origem. “Não há registo fóssil [dos contos] antes da existência da escrita”, diz o antropólogo Jamie Tehrani.
Ver galeria
11Fotos
Um ferreiro entrega a alma ao Diabo em troca da capacidade de soldar qualquer tipo de metal. Com o desejo concedido, o homem prende o demónio, colando-o ao chão até o espírito maléfico o libertar da promessa.
A personagem de Doutor Fausto e o guitarrista Robert Johnson são duas das figuras da época moderna que se diz terem vendido a alma ao diabo em troca de conhecimento.
Um rapaz invade a casa de um gigante para lhe roubar um tesouro. Quando o gigante chega a casa, o menino esconde-se e foge à perseguição do gigante. Por fim, o rapaz mata o gigante e apropria-se do tesouro.
Em “João e o Pé de Feijão”, os feijões mágicos crescem até chegarem ao céu. João trepa pelo feijoeiro até à casa do gigante e rouba-lhe o tesouro.
Um homem convida o amigo morto para o seu casamento. Quando o noivo acompanha o amigo até ao submundo, passam-se 400 anos e ele perde as próprias núpcias.
Um morto aceita o convite de Don Juan para um banquete em troca da presença deste noutro evento no submundo.
Ao colher uma rosa, um pai fica em dívida com um monstro. Em troca da sua liberdade, a filha é encarcerada. Depois de se apaixonar pelo monstro, ela tem de ultrapassar uma maldição para o transformar em príncipe.
No filme da Disney “A Bela e o Monstro”, a maldição da bruxa prende o príncipe no corpo de um monstro até o amor de Bela quebrar o feitiço.
Um camponês engana o rei dizendo que a filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. O rei fecha a menina numa torre. Um duende dá à jovem o poder de responder ao repto em troca do seu primogénito. A única forma de fugir à promessa é adivinhar o nome do duende, e ela consegue-o.
Presa à promessa feita a Rumpelstiltskin de lhe entregar o primeiro filho, uma jovem rainha ouve-o cantar o seu nome e consegue escapar à maldição.
Para testar a teoria dos Grimm, Jamie Tehrani e a investigadora Sara Graça da Silva, da Universidade Nova de Lisboa, identificaram 76 enredos básicos e rastrearam a sua origem até ao antepassado linguístico mais antigo, usando uma base de dados de contos tradicionais. Se um conto semelhante foi contado em alemão e hindi, os pesquisadores concluíram que as suas raízes assentavam no último antepassado comum das línguas. “O Diabo e o Ferreiro”, uma história sobre um homem que dá a alma ao Diabo em troca do talento como ferreiro, foi contada pela primeira vez há cerca de seis mil anos em proto-indo-europeu. Hoje, há um conto semelhante sobre o guitarrista de blues Robert Johnson.