Edição história NG

Está nas bancas o número 6 da revista História National Geographic.

No tema de capa, recuperamos uma das histórias trágicas do século XX. No auge da Revolução Russa, a família Romanov foi encarcerada e mais tarde assassinada. Só muito mais tarde se apuraram as circunstâncias concretas dessas mortes.

Em Portugal, vinte e cinco anos depois da fundação do Parque Arqueológico do Côa, regressámos ao vale dos artistas onde há muitas novidades. A descoberta de um gigantesco auroque num painel mostra que os segredos do Côa ainda persistem. A extensão do parque para Siega Verde, em Espanha, revela que as fronteiras de hoje não se impunham no passado. E um curioso painel, coberto por sedimentos, ajudou a datar melhor as gravuras paleolíticas.

Na Antiga Roma, os amuletos tanto podiam servir para apelar aos favores dos deuses como para pedir castigos para os inimigos. Como lidavam os romanos com a fortuna?

Analisamos ainda o percurso de Sócrates, o filósofo grego, e espreitamos Gherasa, uma cidade síria. Olhamos ainda para Copérnico e para a forma como o sábio quase não publicou as suas descobertas astronómicas em vida.

Destaque por fim para a investigação de uma cientista portuguesa que descobriu, na região de Setúbal, os vestígios mais antigos de mumificação.

Boas leituras!

Pesquisar