agosto 2002

O que publicávamos há 20 anos 

Qual a origem e como se desenvolveram os primeiros hominídeos? Em 2002, a capa da nossa edição trazia a notícia de uma descoberta recente que punha em causa tudo aquilo que até então se tinha tomado como certo. Esta é uma história em permanente actualização que nos põe em confronto com questões metafísicas profundas. Na rúbrica Pioneiros, seguíamos o contributo inestimável para a matemática, astronomia e a cosmografia de um dos mais ilustres salacianos que nasceu em 1502, Pedro Nunes.

Da Bahia, no Brasil, chegava-nos uma memorável reportagem fotografada por David Alan Harvey e, no espírito do longo compromisso da revista com a vida dos Oceanos, David Doubilet mergulhava literalmente nas águas ricas onde o Atlântico e o Índico se misturam na África do Sul.

A peculiar silhueta do macaco-narigudo, que habita as florestas do Bornéu, não o mantinha a salvo da perda de habitat e, nesta edição, Tim Laman escrevia e fotografava uma reportagem que lhe era inteiramente dedicada. No Japão, tecíamos uma ode à magia e simbolismo do monte Fuji para lá da sua beleza cénica ou do seu interesse geológico e, para terminar, a rubrica “Código Postal” acompanhava um bairro de Chicago que vivia na sombra de uma linha de comboio. Era assim a nossa edição há 20 anos. 

Pesquisar