Imagens do terramoto devastador na Turquia e na Síria
9 de Fevereiro de 2023
Vista aérea de uma das áreas afetadas pelo terramoto.
Dois terramotos com magnitude superior a 7 na escala Richter mataram mais de 18.000 pessoas na Turquia e na Síria. Mostramos as imagens do desastre e o trabalho contra relógio dos serviços de resgate que se esforçam para encontrar sobreviventes entre os escombros.
Texto: Javier Flores Fotografias: Shutterstock
Ver galeria
30Fotos
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terramoto atingiu uma magnitude de 7,8 na escala Richter, causando o colapso de centenas de edifícios entre a Síria e a Turquia.
O tremendo terramoto causou o colapso de edifícios e fachadas inteiras.
O colapso de centenas de edifícios matou milhares de pessoas e feriu outras milhares. A expectativa é que o número continue crescendo a cada hora que passa.
Os restos de um edifício, onde se avistam as varandas, estão empilhados sobre vários carros.
Vários moradores da cidade turca de Malatya esperam com medo na rua, sob forte nevão.
Equipas de resgate sírias continuam o trabalho de resgate por entre prédios desabados na cidade de Sarmada, na província de Idlib, no noroeste da Síria, controlada pelos rebeldes.
Equipas de resgate procuram sobreviventes presos sob os escombros enquanto o número de mortos no noroeste da Síria e no sul da Turquia continua aumentando a cada hora que passa.
Na província de Hama, no centro da Síria, moradores e equipas de resgate lutam em busca de sobreviventes.
A busca por sobreviventes contra o relógio força os serviços de resgate e os residentes a trabalhar em turnos, mesmo à noite, na esperança de encontrar alguém vivo sob os restos dos prédios caídos.
Milhares de pessoas dedicam-se à remoção de destroços nas cidades onde mais edifícios caíram, na esperança de encontrar sobreviventes.
Civis sírios e membros dos Capacetes Brancos trabalham para salvar pessoas presas sob um prédio destruído pelo terramoto de magnitude 7,8 que atingiu a Síria.
As equipes de resgate (neste caso italianas) contam com cães especializados em encontrar pessoas nos escombros.
Uma criança ferida coberta de escombros é libertada por equipas de resgate.
Vários socorristas removem dos escombros o que parece ser um corpo sem vida.
Um trabalhador do serviço de resgate, ainda com equipamento salva-vidas completo, acalma uma garota recentemente resgatada.
As equipas de emergência não param de trabalhar para encontrar sobreviventes entre os restos dos edíficios que desabaram.
Trabalhos de limpeza
Equipas de resgate conseguem retirar Muhammet Ruzgar, um menino de 5 anos, de um prédio que desabou na cidade turca de Hatay. As placas tectônicas da Anatólia, Arábia, Eurásia e África convergem na região, tornando-a uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.
Uma menina recém-nascida é tratada pelos serviços médicos do hospital pediátrico da cidade síria de Afrin. Aya, conhecida como a "bebé milagre", foi resgatada dos escombros de uma casa que desabou assim que nasceu. Sua mãe não teve o mesmo destino, mas deixou um legado muito vivo: conseguiu dar à luz para que sua filha sobrevivesse ao desastre.
Vários membros dos Capacetes Brancos da Síria estão trabalhando para resgatar uma criança presa sob os restos de um prédio que desabou.
Voluntários conseguem resgatar uma menina com vida após o abalo dos terremotos na cidade de Diyarbakir, na Turquia. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas permaneçam sob os escombros em muitas partes do país enquanto a ajuda internacional chega.
Vários soldados levam para o hospital um bebé de 20 dias que foi resgatado 59 horas após o terremoto. Após retirá-lo de debaixo dos escombros, onde esperava com a mãe por socorro, foi imediatamente levado para a ambulância, onde se constatou que estava bem.
Equipas de resgate da Cruz Vermelha Turca e do exército evacuam uma menina que acabaram de resgatar dos escombros de um prédio na cidade turca de Hatay na terça-feira, 7 de fevereiro. O terramoto de magnitude 7,8 causou mais de 20.000 mortes entre a Turquia e a Síria, sendo o mais mortal do século.
Um profissional de saúde prepara-se para observar uma menina recentemente resgatada dos escombros do prédio onde morava com sua família na cidade síria de Idlib. Esta região, uma das mais afetadas pelos terramotos, é controlada pelos rebeldes contra o regime de Al Asad.
Voluntários à procura de sobreviventes conseguem resgatar uma mulher viva sob os escombros. As equipas de resgate continuam trabalhando contra o relógio enquanto lutam para encontrar sobreviventes sob os edifícios desmoronados.
Os serviços de busca britânicos (laranja) e alemães (amarelo) conseguem resgatar uma criança e sua mãe numa operação de resgate que durou mais de 8 horas na cidade turca de Kahramanmaras.
As equipas de resgate conseguem resgatar também a mãe do menino resgatado momentos antes na cidade de Kahramanmaras.
Várias mulheres na Mesquita de Roterdão estão ocupadas a separar as roupas e objectos reunidos para ajudar os necessitados na Síria e na Turquia.
Várias mulheres acendem velas em sinal de luto e esperança após o terramoto no sul da Turquia e no norte da Síria no início de Fevereiro.