Desde os garatujos da infância até às derradeiras pinceladas aos 91 anos, Pablo Picasso empenhou-se em dominar a sua arte, profundamente pessoal.
É considerado um dos mais influentes artistas do século XX. A sua obra continua a ser estudada, pelo seu significado, e celebrada, pela sua criatividade. A temática e o estilo, inspirados pelas muitas amantes que teve e por outros artistas, estavam sempre em mutação. O trabalho de Picasso encontra-se dividido neste artigo, sem rigidez, em 14 fases distintas – acompanhadas por palavras do próprio artista.
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1889-1898 PRIMEIROS ANOS “Quando era criança, a minha mãe dizia-me: ‘Se um dia fores soldado, serás general. Se te fizeres padre, acabarás como papa!’ Em vez disso, decidi ser pintor e converti-me em Picasso.”
1900-1901 PÓS-IMPRESSIONISMO “Não defendo a fidelidade a determinada escola porque isso só traz semelhanças entre os fiéis.”
1901-1904 PERÍODO AZUL “Pintei as imagens que se erguiam diante dos meus olhos. Cabe aos outros encontrarem significados ocultos nelas.”
1904-1906 PERÍODO ROSA “Depois de terminado, [um quadro] continua a mudar, dependendo do estado de espírito do observador. Um quadro tem uma vida para viver, tal como um ser vivo, passando por mudanças impostas pela vida. Isto é natural, uma vez que o quadro só vive através do homem que o observa.”
1906-1907 PERÍODO IBÉRICO “Nunca crio um quadro como uma obra de arte. São pesquisas. Ando numa busca incessante e existe uma sequência lógica nessa investigação.”
1907 PROTOCUBISMO “A pintura não é uma operação estética: é uma forma de magia concebida como mediadora entre este mundo estranho e hostil e nós próprios – uma maneira de ver o poder, dando forma aos nossos terrores e aos nossos desejos.”
1908-1912 CUBISMO ANALÍTICO “Antigamente, uma pintura era um conjunto de somas. Para mim, um quadro é uma soma de destruições.”
1912-1921 CUBISMO SINTÉTICO “Nunca fiz ensaios nem experiências… Sempre que precisei de dizer algo, disse-o da maneira que achei que deveria ser dita. Motivos diferentes exigem invariavelmente métodos diferentes de expressão.”
1917-1924 NEOCLASSICISMO “No meu entender, a procura nada significa em pintura. O importante é a descoberta.”
1924-1937 SURREALISMO “Atingi um patamar em que o movimento do meu pensamento me interessa mais do que o pensamento em si.”
1936-1939 GUERRA CIVIL ESPANHOLA “Os artistas que vivem e trabalham segundo valores espirituais não devem permanecer indiferentes a um conflito em que os mais altos valores da humanidade e da civilização estão em risco.”
1939-1945 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL “Uma obra de arte não deve deixar um homem indiferente, [não pode ser algo] olhado casualmente. É preciso que o faça reagir, que o faça ter sentimentos fortes, levando-o também a criar, nem que seja apenas na sua imaginação.”
1945-1960 ANOS MEDITERRÂNEOS “Eu, eu estou sempre à procura de semelhanças… Um pintor deve observar a natureza, mas nunca confundi-la com a pintura: ela só pode ser traduzida para a pintura sob a forma de símbolos.”
1961-1973 ÚLTIMOS ANOS Quando lhe perguntavam qual era o período preferido da sua carreira, Picasso respondia: “É o próximo.”