real fábrica do gelo

Infografia: Anyforms. Fonte: Deolinda Folgado (DGPC)

Antes do conforto proporcionado pelo frigorífico, os portugueses já usavam o gelo para as bebidas, gelados e tratamentos medicinais. O gelo natural era obtido directamente da natureza. Em Portugal, para além da existência de vários poços de armazenamento de gelo, edificou-se na serra de Montejunto (século XVIII) uma fábrica de gelo que laborou até ao final do século XIX.

O processo de fabrico de gelo natural dependia do domínio de técnicas associadas à hidráulica e das condições climáticas da serra. Nos dias mais frios, a concentração da água nas geleiras e as baixas temperaturas permitiam a formação de placas de gelo, posteriormente armazenado nos silos, onde permanecia até ser cortado e acondicionando (em palha e fetos). Como a serra dista apenas 40km de Lisboa, a fábrica permitia o abastecimento à corte e a diversos cafés.

real fábrica do gelo

A fábrica do gelo é um complexo único em Portugal, classificada como Monumento Nacional em 1997. Mesmo a nível internacional, a fábrica da serra de Montejunto é uma unidade ímpar.

O Monumento Nacional foi encerrado temporariamente para requalificação e deverá reabrir em breve. 

 

Pesquisar