“Em Janeiro, busca parceiro”, diz o adágio alentejano sobre perdizes.

Transformar uma radiografia numa aula de ciências e numa obra de arte.

As ilhas Lofoten encontram-se entre os destinos mais formidáveis do mundo para o surf de Inverno.

Certo que ainda estamos longe da estação invernal, mas aguarde-a com expectativa: todos os anos, mais de trinta mil aves limícolas escolhem o estuário do Tejo para passar o Inverno, enquanto as áreas de reprodução (principalmente na tundra árctica) apresentam condições climáticas adversas. 

Ao inspirar-se em espécies animais, Alice especulou que nos seriam mais úteis algumas das suas características.

Quando a bióloga marinha Archana Anand fez o seu primeiro mergulho nas águas turvas do mar da China Meridional, ao largo de Hong Kong, viu apenas sedimentos e colónias irregulares de corais. Preparava-se então para implantar estruturas autónomas de monitorização de recifes (ou ARMS), destinadas a um censo da vida marinha oculta.

Nos Alpes Austríacos, para atingir o cume, é preciso ascender por esta “Escada para o Céu”.

Na ilha da Geórgia do Sul, entre a multidão de smokings negros dos pinguins-reis, a plumagem amarela deste indivíduo pode parecer estranha.

 Na verdade, este gastrópode marinho já faz parte da alimentação de muitos países do Mediterrâneo, da Grã-Bretanha e da Ásia, embora, nos Açores, o Haliotis tuberculata ainda não tenha entrado nos menus mais requintados, pelo que as suas populações mantêm-se praticamente incólumes.

Pesquisar