escada

Nos Alpes Austríacos, para atingir o cume, é preciso ascender por esta “Escada para o Céu”.

Texto: Stephanie  Pearson
Fotografia: Quin Schrock

PARA O CUME

Esta escada vertiginosa constitui um trecho da via ferrata Grosser Donnerkogel. A via ferrata é um caminho construído na face rochosa e íngreme da montanha. O termo ganhou popularidade depois de os montanhistas se apropriarem da rede construída nas Dolomitas durante a Grande Guerra para ajudar os soldados a deslocarem-se em grandes altitudes. Agora, estes caminhos permitem que montanhistas sem qualificações técnicas tenham acesso a panorâmicas excepcionais.

RAÍZES DA ROTA

A primeira via ferrata foi instalada em 1843 na montanha Hoher Dachstein na Áustria pelo geógrafo e alpinista Friedrich Simony. Os caminhos modernos, nos quais os montanhistas se prendem ao cabo usando dois mosquetões de segurança, atraem os amantes de actividades ao ar livre. “Toda a experiência foi aterradora da melhor maneira possível”, brinca o fotógrafo Quin Schrock. A rota Donnerkogel, por norma requer cerca de três horas.

OUTROS CAMINHOS

via ferrata Donnerkogel pode ser aflitiva.

“Para mim, é mais fácil confiar na rocha do que em estruturas feitas pelo homem”, diz Jess Dales (na imagem), um visitante no local. Há alternativas: um teleférico transporta os visitantes até metade da encosta e há trilhos da base ao cume.

No topo de Donnerkogel, assinalado por uma grande cruz, obtém-se uma panorâmica sublime do glaciar Dachstein e das águas do lago Gosau no vale em baixo.

EM NUMEROS

37

Vias Ferratas no distrito de Salzkammergut, na Áustria

131                                                                                                  

Comprimento desta escada (em metros)

2.054

Altura de Donnerkogel (em metros)

Pesquisar