Cerca de 33 milhões de quilómetros quadrados do planeta, uma área maior do que África, compõem o total de terra e água já protegidos para fins de conservação. 

Texto Kelsey Nowakowski   Gráfico Monica Serrano 

 

Estão representados apenas países e possessões com mais de cinco mil quilómetros quadrados de áreas protegidas. Fonte: UICN e UNEP-WCMC, base de dados mundial sobre áreas protegidas (2016).

Desde 1990, o número de reservas marinhas, parques nacionais, reservas naturais e outras áreas protegidas cresceu de apenas cinquenta mil para mais de 229 mil.

“A maior parte dos países está a fazer o melhor que pode” para proteger estes bens, diz Pedro Rosabal, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Mas há muito ainda por fazer. Embora 15% da superfície terrestre tenha estatuto de área protegida, metade destes sítios são pequenos e isolados, o que sugere a necessidade de criar corredores biológicos.

Apenas 3,5% das áreas marinhas estão agora protegidas mas mais sê-lo-ão em breve. Em 2015, o governo do Reino Unido comprometeu-se a criar aquela que será a maior reserva de oceano contínua do mundo, com cerca de 834 quilómetros quadrados. Para proteger mais áreas
e fomentar a biodiversidade, Pedro Rosabal defende que a cooperação global e o apoio financeiro serão cruciais. Os temas estarão na agenda do Congresso Mundial da Conservação da IUCN que decorrerá no início do mês de Setembro no Hawai.

Pesquisar