Espirais. Riscas. Simetrias. Na natureza, os padrões ajudam os animais a camuflarem-se ou a destacarem-se.

O comportamento nocturno dos machos do pirilampo Luciola lusitanica não tem paralelo na fauna portuguesa e constitui um espectáculo verdadeiramente mágico para miúdos e graúdos.

A vida marinha ao largo da península Antárctica precisa de protecção num contexto em que o gelo marinho diminui e os barcos de pesca se vão aproximando para aumentarem a captura de krill.

Chamamos-lhes macacos de Gibraltar, mas a sua distribuição é mais ampla. Brincalhões mas contemplativos, ferozes mas tímidos, estes símios do Norte de África são especiais. 

Numa região de abundância e penúria, a refeição seguinte é tudo.

Passa pouco das nove horas e trinta minutos da manhã no coração dos Pitões das Júnias, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. O nevoeiro é cerrado, mas, mais tarde, é-se recompensado com o avistamento de cabras-monteses que encontram aqui o seu refúgio.

Comunidades indígenas do Norte do Quénia desenvolvem uma colaboração pioneira para salvarem elefantes órfãos.

Uma rara perspectiva da vida sob o continente gelado Antárctida revela um mundo colorido e vibrante onde pinguins, focas e outras criaturas exóticas prosperam em águas geladas.

Durante quase duas semanas, cientistas de vários países juntaram-se nas ilhas Selvagens. E descobriram que há ali território ainda por desbravar.

Pesquisar