herdade da coitadinha

Concentra-se aqui uma floresta de montado, habitat tradicional do Sudoeste da Península Ibérica.

Inserida no Parque de Natureza de Noudar, a Herdade da Coitadinha é um dos bons exemplos de floresta de montado.

Texto: Paulo Rolão

Assim que se passa sobre a ponte do rio Ardila, o cenário muda quase radicalmente. Vê-se, tal como nos quilómetros seguintes, que a natureza tem ali um refúgio. Os buracos na estrada de terra batida e gravilha não evitam os solavancos, mas também não impedem que se possa atentar no que existe em redor: montados de azinho, algumas oliveiras dispersas, pedaços de vegetação densa e praticamente impenetrável, terreno de lavoura, áreas de pasto e as primeiras formas de vida animal que abundam à solta – vacas da raça mertolenga, porcos pretos à cata de bolotas, ovelhas e alguns cavalos errantes. Para avistar veados, javalis, texugos e raposas, há que fazer incursões mato adentro.

Noudar

Após uma curva, avista-se, à distância, a alvura de uma construção à qual a estrada conduz. Escassos quilómetros depois, dá-se de chofre com o ícone mais visível da Herdade da Coitadinha: duas casas de exploração turística e outras dependências menores, além de terrenos de cultivo nas imediações. A história desta edificação humana escreve-se de uma penada: aquando da construção da barragem do Alqueva, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva ficou com a obrigação de recuperar um antigo monte em estado degradado, como medida de compensação pela submersão de um montado de azinho pelas águas da represa. Logo após a aquisição da herdade, em 1997, os primeiros trabalhos incidiram sobre a área florestal, com a implantação de cercas e gradeamentos e a limpeza de vegetação.

Hoje, ainda são visíveis as estruturas dos antigos mesteres ali existentes, nomeadamente na área agroflorestal e pecuária, além da exemplar reconstrução da casa dos trabalhadores e da residência dos antigos proprietários.

herdade da coitadinha

Uma das melhores formas de exploração deste antigo couto de caça é através dos Noucars, veículos de fácil condução e escassa velocidade que permitem incursões por terrenos menos favoráveis, como é o caso da pista que conduz a uma das mais míticas fortalezas guardiãs da fronteira com Espanha: o Castelo de Noudar. Vale bem a pena uma ronda pela cintura de muralhas, a subida às torres sobreviventes para observar o cerco feito pelo rio Ardila e pela ribeira de Múrtega que contam histórias de contrabando e da Guerra Civil Espanhola e, por fim, uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Desterro.

Na volta, deixando as edificações humanas para trás, caminhe ao encontro da génese da herdade. São mil hectares de área protegida, onde estão patentes, como diferentes capítulos de um livro que se desfolha com curiosidade, as vertentes culturais, agroflorestais, ambientais e de biodiversidade.

herdade da coitadinha

O Parque de Natureza de Noudar é também um destino turístico e de actividade agrícola sustentável. Na imagem, uma poupa.

Com a inauguração do Parque de Natureza de Noudar em 2006, assegurou-se o futuro da Herdade da Coitadinha, com todas as suas vivências culturais, tradicionais, florestais e ambientalistas num nicho de biodiversidade implantado num cantinho estremenho do Sul de Portugal.

Pesquisar