Amesterdão é uma cidade vibrante em todas as estações do ano, mas na Primavera, a floração dos famosos campos de túlipas dos Países Baixos transformam a região numa paleta de cores a que é impossível resistir.
Na actualidade é difícil não associar estas sofisticadas flores a esta nação, mas a arrebatadora experiência sensorial de caminhar junto a estes campos transporta os visitantes para uma história intrigante. As túlipas chegaram aqui apenas no século XVI tendo como origem na Ásia Central, no Império Otomano, no actual território turco, e muito rapidamente se transformaram num símbolo de status tão desejado que um simples bolbo podia custar mais do que a maioria das pessoas conseguia ganhar num ano de trabalho.
Hoje estas flores já não são uma excentricidade reservada apenas às elites mais abastadas, mas continuam a ser um negócio florescente. A nação exporta anualmente mais de dois mil milhões de bolbos para o mundo. A apenas 40 quilómetros do centro de Amsterdão Keukenhof, também conhecida como o Jardim da Europa, é o maior jardim de flores do mundo e conta com mais de sete milhões de bolbos de 800 variedades de túlipas.
Pensa-se que estas flores perenes terão sido introduzidas nos Países Baixos em 1594, mas o pico da procura por esta planta exótica terá ocorrido na década de 1630, a mesma em que nasceu o extraordinário Johannes Vermeer, o discreto pintor que se celebrizou pela forma contida como reproduziu as subtilezas de cenas domésticas da classe média.
Se a floração das túlipas é um bom pretexto para visitar ou revisitar Amsterdão e os seus arredores, esta Primavera será também palco da maior retrospectiva de sempre da obra do pintor no Rijksmuseum onde vão estar patentes 28 das 34 pinturas que lhe são hoje unanimemente atribuídas.
Atracções a não perder em Amesterdão
- Praça dos Museus (Museumplein), numa só praça concentram-se 3 dos melhores museus dos mundo: o já mencionado Rijksmuseum, o Museu de Van Gogh e o Museu Moco com obras de Warhol e Banksy.
- Casa da Anne Frank, uma das atracções mais visitadas em Amesterdão, pelo que recomendamos a compra antecipada de bilhetes.
- Central Station, a icónica estação de comboios construída no séc XIX.
- Wertheimpark e o Jardim Botânico.
Se estes não fossem motivos suficientes, a arquitectura tradicional ou os passeios de bicicleta junto aos canais fazem desta cidade um destino imperdível.
Do que é que está à espera? Reserve já o seu voo para Amesterdão!