NATIONAL GEOGRAPHIC // KLM

port of spain

Cidades costeiras que são verdadeiros paraísos, com voos da KLM à saída de Lisboa e Porto via Amesterdão. Saiba mais sobre os requisitos de viagem através de KLM TravelDoc.

Bridgetown

Bridgetown é a capital de Barbados, país onde é garantido que há uma praia sempre por perto. Os 166 quilómetros quadrados da ilha são cercados pelas praias de areia branca tão característica das Caraíbas.

Por isso, Barbados, e a sua capital não são excepção. Paraíso para quase todos os tipos de desportos aquáticos, proporcionam grandes aventuras e momentos de diversão. Em Bridgteown, no Sudoeste da ilha, pode-se experimentar excursões de barco, mergulho e snorkeling.

Bridgetown foi classificada pela UNESCO como Património Mundial em 2011, pela sua importância histórica como centro da expansão do comércio britânico nas Américas. Os colonos britânicos desembarcaram aqui em 1625 e reivindicaram a ilha em nome do Império Britânico.

Actualmente, as suas ruas espelham uma cidade colonial britânica dos séculos XVII a XIX e a sua arquitectura mostra-nos uma mistura de elementos georgianos das Caraíbas tão característicos desta zona do mundo.

O passeio pela cidade deve incluir o Independence Arch, inaugurado em 1987 – uma comemoração da independência da ilha dos britânicos em 1966 com os emblemas nacionais do país: o tridente quebrado; a flor nacional; o brasão de armas; o pelicano e o golfinho. A Praça da Independência, na época do Natal; um passeio nocturno pelo parque é obrigatório, pelas dezenas de árvores de Natal iluminadas e decoradas pelas várias escolas da ilha. O Heroes Square com um Memorial de Guerra chamado Cenotáfio, que homenageia as contribuições dos soldados barbadenses que lutaram nas duas guerras mundiais.O Museu do Parlamento onde se encontra a Galeria dos Heróis Nacionais. A Blackwoods Screw Dock, projectada em estilo vitoriano e concluída em 1893, cujo elevador podia suportar o peso de 1.200 toneladas, facilitando a limpeza e reparação de embarcações. No extremo oeste de Bridgetown fica a pitoresca Pelican Village que acolhe alguns dos melhores artesãos da ilha.

Miami

As palmeiras, patins e edifícios art déco em tons pastel criam a atmosfera típica de Miami.

Sobretudo em South Beach onde até mesmo as estações de salva-vidas são obras-primas da art déco. São mais de oitocentos edifícios dos anos 1930 e 1940 que, juntos, formam uma bela paisagem urbana neste bairro histórico. Em Ocean Drive, os hotéis neste estilo apresentam janelas redondas e grades de ferro que lembram os grandes navios que atracaram aqui nos anos 1930. O Park Central Hotel, de 1937, em particular, foi completamente restaurado, mantendo a traça original. O Art Deco Welcome Center também está localizado na Ocean Drive e disponibiliza toda a informação em folhetos, mapas e livros sobre o bairro. Os passeios a pé recomendam-se, com os guias a explicarem todos os pormenores impressionantes.

O clima quente da Florida significa que Miami é um destino de praia perfeito durante todo o ano. Praias populares para usufruir do Sol e um ambiente tropical incluem Haulover Beach, Virginia Key Beach e South Beach onde se encontra a mítica Ocean Drive. É aqui que os estereótipos são confirmados: patinadores deslizam ao longo da Ocean Drive ladeada por palmeiras, surfistas surfam ondas azuis e modelos posam em praias de um branco perolado.

Além do brilho e glamour de Miami, o Parque Nacional dos Everglades é diferente de tudo o que se encontra na Europa. Pode fazer-se um passeio de hovercraft e deslizar pelos pântanos para observar crocodilos e outros animais selvagens. As Florida Keys também merecem uma visita: o arquipélago está interligado por uma ponte de 11 quilómetros que termina em Key West, o ponto mais meridional dos Estados Unidos.

Port of Spain

Port of Spain é a capital de Trindade e Tobago e a terceira maior cidade do país em população.

Esta cidade costeira é menos turística do que muitos outros destinos caribenhos, mas é igualmente apelativa. Possui praias de areia branca, palmeiras ondulantes e resorts de luxo mas também arquitectura histórica, cultura e beleza natural. Um dos destaques é o Carnaval anual de Trinidad e Tobago, que é comemorado de forma exuberante em Port of Spain e é conhecido como a maior festa de rua do mundo.

Na movimentada cidade portuária de Port of Spain, modernos arranha-céus e edifícios históricos estão lado a lado. Entre eles está o mundialmente famoso condomínio Magnificent Seven: uma mistura exclusiva de luxuosas mansões construídas nos estilos arquitectónicos europeus e caribenhos. Outro destaque é a Woodford Square, onde está o edifício do parlamento histórico Red House.

Queen's Park Savannah, o maior parque recreativo da cidade, é um oásis de vegetação. Do início de Fevereiro até final de Março, organizam-se aqui desfiles coloridos, com pessoas em trajes tradicionais dançando ao som das bandas locais.

Nos arredores de Port of Spain, fica a baía de Maracas, que é uma praia arenosa – cercada por palmeiras e uma vegetação luxuriante – e um local popular para o surf. Aqui, encontrará vários restaurantes que servem especialidades locais, como tubarão, assados tradicionais e frutas tropicais. Certifique-se que vai explorar a área circundante, seguindo um dos trilhos sinuosos em direcção às colinas cobertas de floresta tropical. Termine o dia em Fort George, que foi construído em 1804 e, a partir daqui, delicie-se com as panorâmicas espetaculares de Port of Spain enquanto assiste ao mágico pôr do Sol no mar das Caraíbas.

Saiba, num piscar de olhos, para onde pode viajar. A KLM ajuda-o com a sua escolha graças a um mapa interativo que lhe permite verificar rapidamente todos os destinos que pode visitar de acordo com o seu país de partida e o estado de vacinação.

Pesquisar